Morro do Chapéu - Chapada Diamantina - Ba

Quem somos nós

Quem somos nós
Laís Machado; Cássio Ribeiro e Cinara Andrade

sexta-feira, 28 de maio de 2010

ESTROMATÓLITOS: conceito, importância e aplicação

CONCEITO:
Estromatólito: (do grego stroma=cama, camada e lithos=rocha). São estruturas laminadas construídas principalmente por cianobactérias, erroneamente também chamadas de algas azuis. Estas bactérias formam uma rede filamentosa, recoberta por bainhas mucilaginosas, que fixam o carbonato de cálcio do meio circundante, construindo, pouco a pouco, uma estrutura laminar que se desenvolve através da agregação de grãos detríticos, cimentados pelo carbonato de cálcio.
Estas estruturas laminares podem assumir a forma de esteiras microbianas, camadas, domos, colunas e oncólitos.

FONTE:people.hofstra.edu

IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO:
Entre outras coisas, os estromatólitos são a evidência mais antiga da vida que se conhece na Terra. São organismos que mantiveram a sua linha evolutiva sendo também os primeiros recicladores de carbono. Foram os primeiros produtores de oxigénio e os primeiros formadores de zonas de recifes. As cianobactérias que participavam na construção dos estromatólitos, foram possivelmente responsáveis pela geração de parte do oxigénio da atmosfera primitiva terrestre, realizando a fotossíntese e fornecendo a energia e o carbono, directa ou indirectamente, para uma vasta comunidade de seres vivos, sendo a forma de vida dominante por mais de 2 mil milhões de anos.Possivelmente, foram os responsáveis pelo acúmulo de O2 na atmosfera primitiva, o que possibilitou o aparecimento da camada de Ozônio (O3), que retém parte da radiação ultra-violeta, permitindo a evolução de organismos mais sensíveis à radiação UV. As cianofíceas são pouco sensíveis a esta radiação, possuindo um sistema de reparo do material genético.
Além de sua importância científica para o estudo de ambientes do passado da Terra, isso tem importância por sua raridade e singularidade e, também, por se constituírem em verdadeiras "florestas aquáticas" com a geração de O2 e o mecanismo de “sequestro de carbono”, num momento em que todos se voltam para soluções que revertam à possível ação humana na mudança climática global.

FONTE:people.hofstra.edu


FONTE: lagosonline.zip.net
www.dicionario.pro.br

3 comentários:

  1. Olá.. parabéns pela iniciativa.
    Recentemente os Estromatólitos, estruturas citadas no texto acima, foram também encontrados formados sem participação de vida, ou seja, sem ação de cianobactérias.
    Diante disso, tais estruturas seriam desqualificadas como sendo realmente estruturas precursoras ou comportadoras de vida ancestral.

    ResponderExcluir